O chamado para o novo

Imagem: Gabriel Capelleti - Agência Fotosite

Imagem: Gabriel Capelleti - Agência Fotosite

Nesta entrevista exclusiva que inaugura o blog INSPIRAR CAMINHOS, Paulo Borges, o idealizador do São Paulo Fashion Week, fala da edição #46 do evento, o que significa a mudança para a ARCA e quais os desafios para a moda no Brasil.


ARCA - O que mais te excita no mundo hoje? Por quê?

Paulo Borges - Ainda o Ser Humano. Porque sou uma pessoa que acredita no futuro.


ARCA - Qual a coisa mais importante que as pessoa precisam saber sobre você?

Paulo Borges - Que este “Paulo Borges” é apenas um mito. Não acredito em mitos, nem me permito estar neste pedestal. Mitos existes para serem destruídos


ARCA - Por que você escolheu a sua profissão?

Paulo Borges - Na verdade eu não escolhi, ela me escolheu. Coisas da vida, basta deixarmos as portas abertas.


ARCA - Qual livro mais te influenciou durante a vida?

Paulo Borges - Não teria um livro específico

ARCA - Fale um pouco sobre “Transposição”, o tema da edição #46 do SPFW.

Paulo Borges - O SPFW está vivendo o início de seu quarto ciclo, e para mim a vida está diretamente ligada a eles. Ciclos são movimentos que se encerram a cada 7 anos. Para uma contínua evolução e desenvolvimento acredito que precisamos estar sempre pré-dispostos a nos transpormos, a pisar em terreno desconhecido, mudar. A Transposição é um chamado para este “novo”, que pressupõe olhar a vida sempre como um novo dia. Se arriscar, experimentar, intuir, transformar.

ARCA - Como você enxerga o momento atual do evento e a mudança para a ARCA?

Paulo Borges - Estou com enormes expectativas para esta edição. Na verdade sempre fico, pois existe uma entrega intensa e muito verdadeira em nossos gestos, falas, propósito. Somado a este exercício de transformar o SPFW a partir de um espaço totalmente novo torna o momento histórico para nossa historia de moda. O ARCA é sem duvida um local muito especial, não só pela sua arquitetura generosa e muito forte, como pelo seu propósito de existência. Sempre me pego pensando de que tudo ali poderia virar ou já ter virado um enorme espaço para centenas de apartamento, o que seria de uma grande tristeza, a exemplo do que ocorreu com a Barra Funda. A visão de um futuro melhor para todos e compartilhado deixa um recado muito poderoso para o espaço.

ARCA - Quais os maiores desafios para a moda brasileira na atualidade?

Paulo Borges - Os mesmos de 30 anos atrás. Não temos no país uma política de longo prazo para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva da moda, que além de ser extensa, é complexa e diversa. São mais de 300 mil empresas, grandes, médias e pequenas, uma vocação maravilhosa para o hand made, porém ainda somos colonizados para saber priorizar e valorizar o que é nosso, Claro que melhorou muito nestes anos todos, mas ainda longe do seu potencial.


ARCA - Por fim, se você pudesse escolher qualquer pessoa no mundo para bater um papo, quem seria? Sobre o que conversariam?

Paulo Borges - Barack Obama. Passaria o dia ouvindo os “porquês” de cada fato e acontecimento que ele teve acesso, viveu e influenciou diretamente.

O SPFW N46 acontece na ARCA entre os dias 21 e 26 de outubro de 2018.
Mais informações.